quinta-feira, 4 de junho de 2015

O obreiro

Oração de início de plantão para afastar todos os males, perigos e assombrações do plantão...

Dessa vez acho que minha reza não foi tão eficiente (não entenda que foi de pouca fé), mas juntou mal + perigo + assombração tudo em uma abordagem só.

Caminhão do tipo Bitrem (Cavalo-trator + Vagão + Vagão = 7 eixos) transitava em período de restrição ao ser abordado. Procedimento padrão de verificação de documentos, vistoria no interior da cabine, avaliação de conformidade do veículo e checagem dos discos de CRONOTACÓGRAFO (Equipamento obrigatório de forma geral nos veículos de carga e transporte de passageiros - Res. 14/98 Contran).
Disco na mão, conferência de informações registradas obrigatoriamente [Nome do(s) condutor(es), Placa do veículo e Data] e dentre as outras (dispensáveis) gravadas, frase clichê de igreja protestante.

- Cabe aqui um aposto antes que venham me crucificar: publicação agnóstica!

Continuando a fiscalização, eis que o sujeito ao ser informado de que seria autuado e que haveria aplicação da Medida Administrativa (retenção até o fim do período restritivo) começa a ladainha invocando mote religioso.
Nessa começo eu a ouvir que não tenho Deus no coração, que estou prejudicando um pobre trabalhador temente a Deus que está trabalhando num feriado para levar o sustento para sua família e por aí vai...
Mal sabe o obreirinho que eu estou aqui também trabalhando para "levar o pão" para casa e que perto do discurso patético dele, a nobreza do meu ofício está alguns degraus acima na escadinha para o céu.

No final, vendo que eu não ia discutir (já fiz muito, mas hoje prefiro poupar minha saliva a gastar vela com defunto ruim) ainda tenta sair por cima: "o senhor ainda precisará de um caminhoneiro", como se isso me comovesse.
Não comove: 1) porque meu trabalho é isento de pessoalidade e estou aqui para cumprir o que a Lei (mesmo cheia de falhas) determina. 2) com absoluta certeza precisarei muito de caminhoneiro aqui na rodovia, mas terei a disposição alguns menos hipócritas e de bom coração que nos ajudarão, afinal de contas, companheiro é companheiro e FDP é FDP, como já dizia os filósofos do campo Cézar e Paulinho (rs).


Vá com Deus obreirinho que vive de propagar seus clichezinhos pobres aprendidos dentro de um antro de vaidades qualquer que ostentam letreiros com nome de Je$u$. Aquele mesmo que está lá em cima vendo que cuido da sociedade, está vendo e ouvindo essa sua heresia.

PS: a esposa do obreirinho viajava sem cinto de segurança tranquila e tomando uma baita cuia de Chimarrão! Quem é o herege aqui, gaúcho?

PRFoxxx

3 comentários:

  1. Peraí....rs.....
    Afinal, ele foi ou não retido? Esperou o horário da restrição passar? Houve uma autuação do passageiro sem cinto de segurança, ou logo após toda situação descrita, foi como você desccreveu "vá com Deus obreirinho..." ?....
    Rs....Abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coruja, claro que foi autuado e retido até o fim do período restritivo. Não cabe aqui fazer interpretações do que na lei é taxativo: Ato Administrativo Vinculado.
      Autuado ainda pela falta do cinto de segurança da passageira, bem como obrigação de disponibilizá-lo para ela sair usando... só sair, pq essas pessoas ignorantes e teimosas só usam o cinto "para passar na frente da guarita" como eles mesmos relincham, digo, falam.
      Não existe meio certo: ou está 100% certo ou está 100% errado. Nessa hora a caneta come e o espírito vibra.

      Excluir
    2. rsrsrsrs.....aahhhh.....imaginei.....
      Se bem lhe conheço, não iria ser tão bonzinho assim....rs......Melhor salvar uma vida "pela longa estrada da vida"(como diz a música), do que salvar o bolso do nobre obreirinho...rs
      Abraço!!

      Excluir