segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Curso de Formação Profissional - CFP

Leitores, na publicação anterior (31/01/13) fiz menção em escrever sobre a matrícula e 1ª semana no CFP. Andei organizando umas ideias aqui e vi que, caso eu resolvesse detalhar todo esse "mundo", daria uma série de publicações. Adiante, tentarei organizar algumas lembranças do curso, porém sem entrar em detalhes, pois como já havia dito anteriormente, quando a gente conta tudo, perde um pouco da graça (desculpa para o fato de eu não ter memória suficiente). Considerando ainda o fato de eu ter feito um "diário" bastante detalhado com a intenção de um dia publicá-lo; considerando que o inteligente aqui não fez backup e teve seu notebook furtado, ficarei devendo muitas histórias para vocês.
O início do curso - Se não me engano, na "Era Moderna" da PRF não tenho notícia de ter havido um CFP em regime de "semi-internato" ou aberto como foi o nosso. Foi uma "experiência" pontual que o Departamento trouxe para o concurso MT/PA, que tornou bem peculiar a formação da 1ª turma.
O Centro de Treinamento de Mato Grosso - CT/MT foi em uma faculdade que teve de ser "adaptada" para a realização do curso. Havia salas mais do que suficientes para receber os mais de 150 alunos (alguns sub judice), porém pouco espaço para realização de atividades físicas e desenvolvimento de atividades diferenciadas, que foram requeridas por algumas disciplinas. Acabamos realizando treinamento em unidade do Exército Brasileiro E.B. (44º Batalhão de Infantaria Motorizada), Clube de Tiro de Cuiabá e até mesmo no Estádio Municipal (Verdão), além de outras locações conseguidas com muito empenho dos instrutores e demais servidores envolvidos na realização do Curso.
Atividades - desde a 1ª semana de curso a "ralação" já se fez presente, como já era esperado. Considerando que no fórum do Correioweb surgiu uma conversa de "colônia de férias", já dá para imaginar o que nos esperava. Ordem Unida para conter o "bandão" e otimizar a realização das atividades. Com pouco tempo praticamente toda a turma já estava "adestrada", apesar de que sempre tem uns gaiatos que insistem em não ser "padrão" e assim serão em qualquer lugar e a qualquer tempo, ou seja, gente ruim de serviço não se "endireita" nem com disciplina militar. Por falar em militar, para o pessoal que já vinha do EB foi fácil tirar de letra a parte de "ralação", já para mim, passei praticamente o 1º mês inteiro tomando 3 doses diárias de Torsilax e mesmo assim não conseguia relaxar a carcaça para dormir; aí já viu o trapo que o sujeito vira, né... Prefiro nem lembrar do peso que perdi, mesmo comendo muito (rs). A partir do segundo mês eu já havia me adaptado à rotina e a carcaça já estava em modo automático; realizava a parte física com tranquilidade (apesar da lesão na lombar que tive acentuada nessa época em detrimento da carga excessiva de exercícios sem o condicionamento físico condizente). A parte teórica é "ultramegapower" interessante e eu sabia que era necessário assimilar o máximo possível, pois é presunção demasiada achar que aprenderemos a ser PRFs com pouco mais de 3 meses de curso. Se eu não aprendi a ser um profissional padrão com meus 7 anos de faculdade, não é com 3 meses de PRF que eu ia saber/dominar todas as nuances do serviço. Naquele mundo de informações "metralhadas" no aspira de guardinha, tentei captar o que fosse possível e de certa forma hoje vejo que trouxe uma boa bagagem do CFP (técnicas de abordagem, atendimento de acidentes e etc).
A turma Delta - "nada além dos melhores alunos do CFP/MT, ainda que as outras turmas tentem nos menosprezar, não é Charlie?!" Dentre os quase 40 alunos da turma, encontrávamos de tudo um pouco. Grandes amigos ainda hoje na jornada diária da mãe-preta (rodovia), outros foram removidos e deixaram saudades, alguns outros foram para outros órgãos por diversos motivos, mas no fim das contas todos fizeram e fazem parte da minha vida; não tem como negligenciar a importância de cada um, desde os que fizeram "mulambagem" durante o curso e em função disso pagamos muitas flexões de braço, até aqueles que sabíamos que são parceiros de combate. Durante o curso a gente já nota pessoas de caráter, de boa índole, que farão a diferença na pista; outros nem tanto. Para mim, quem não se aplica num curso de formação, não o fará aqui fora; num serviço policial quem não é aplicado corre risco e oferece risco àqueles com quem compartilha serviço, portanto, não podemos nos iludir que estaremos só entre os melhores, mas devemos respeitar o ritmo de cada um, como digo sempre.
No fim das contas são mais pontos positivos do que negativos e eu nunca deixarei de ser Delta.
As outras turmas não eram diferentes, formadas por muita gente boa e capacitados para o ofício; fizemos grandes amigos para toda uma vida. Boas lembranças das atividades em conjunto, da ajuda mútua nas horas difíceis, da farra na praça da juventude nas poucas horas de poder respirar fora do CT ou de nossos "abrigos" (uns em hoteis, outros em Kitnets).
A formatura - o momento único na vida de uma pessoa é a sua formatura. Essa não era mais uma formatura, como 2º ou 3º graus: era a formatura de um curso de capacitação para execução de um sonho de vida. Não poderia faltar a família, que veio praticamente completa; um alvoroço de sentimentos que fica difícil explicar aqui e alongaria demais a publicação. Resumo a dizer que foi um momento especial, mágico, inigualável... inclusive porque tivemos que aprender o hino do Mato Grosso em cima da hora e acabamos por apresentá-lo "a capella" (acho que é assim que se escreve) durante a solenidade para as autoridades e familiares presentes, que foi realizada na UFMT. O baile foi outro momento especial, com "ambiente temático", familiares e amigos presentes e alegria que não cabia no espaço da FAMATO.
Pronto, acabou o sonho, ops, parte dele. Agora não somos mais alunos e não somos PRF, ou seja, não somos NADA... nada além de meros desempregados (quase todos) esperando e rezando por nomeação.
Publicação tá longa, muita coisa ficou por contar, mas deixo a todos a imagem da "Turma Tarso Genro" PRF/MT 2009.1 como fonte de inspiração. Obrigado pela paciência de ler tudo e aproveito ainda para agradecer os comentários, que é o que me motiva a parar minhas atividades e escrever um pouquinho a cada dia.

PS: essa foto é uma homenagem ao colega Felipe Amaral, um dos mais brilhantes componentes dessa turma, que não teria sido a mesma sem a sua alegria. Felipe foi morto em serviço no mês de Dezembro 2012, atropelado por mais um infrator/criminoso no trânsito. (Leia mais)

PRFoxxx

10 comentários:

  1. Suas publicações sao fodas....
    Parabén...!!

    ResponderExcluir
  2. Caveira!

    Não se preocupa em se alongar não. Manda ver!! Depois compilamos tudo e fazemos um livro!! rsrsr Tá show de bola!

    Abraços,

    @SagaFederal

    ResponderExcluir
  3. Grande futuro chefe...rs

    Me identifiquei com muitas coisas aqui e assim como falou, algumas coisas no CFP não serão novidades pra mim....
    Estou pronto só preciso da prova e testes..
    Abraço!
    Owl ROad

    ResponderExcluir
  4. PRFoxxx, se depender dos comentários eu estarei aqui sempre. Todos esses relatos me motivam naquelas horas de desânimo. Fazia isso no blog no Nigth Wolf, quando desanimava lia e relia as publicações. Pronto energias renovadas.

    Quanto a morte do PRF Felipe, pode ter certeza que me deixo triste. Que Deus o tenha.

    Ví a foto de formatura e lembro que na época, acho que assisti a todos os vídeos do CFP postados no youtube. O que me emocionou foi o do discurso que dura uns 10 minutos. Engoli uns caroços quando assiti..rsrsssrs

    Abração e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  5. Conheça um pouco mais sobre a DOA/DPRF www.aviacaofederal.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá PRFoxxx. Como é feita essa distribuição dos alunos nas turmas? A distribuição é feita por ordem de nota na prova escrita?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tipão, não sei te dizer exatamente quais são os critétios de distribuição por turmas, mas não acredito que seja em função da classificação na 1ª etapa.

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta. Contudo, meu questionamento surgiu em vitude da seguinte passagem (A turma Delta - "nada além dos melhores alunos do CFP/MT, ainda que as outras turmas tentem nos menosprezar, não é Charlie?!"). No caso, os melhores que você se refere são os componentes da turma Delta após a finalização do curso e não antes como havia pensando - isso não está explicito na minha pergunta (erro meu). Assim, a melhor turma poderia ser a turma A, B ou C que se destacasse durante o curso de formação.

      Excluir
  7. É complicado mesmo eu já perdi 2 parceiros diretos de convívio em atendimento a acidente, e outros 6 que não conhecia pessoalmente na Br onde trabalho mas uma hora vamos dar um jeito nisso no que vem to no trecho mas como PRF e não operador de trafego abraço.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo Blog, estou me preparando a 10 meses para a próxima prova da PRF e ainda não me considero preparado, mas as postagens me fazem ter mais garra nas horas que o desânimo bate.

    ResponderExcluir