sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Expectativa do Edital do concurso 2018


Há 1 ano sem publicar, por diversos motivos (que não pretendo esclarecer agora), resolvi entrar aqui hoje e comentar sobre o edital que "está no forno", como disse o Diretor Geral, na sua página do Facebook.
Muita gente me pergunta:
"vai cair física?" Não sei, acho dispensável...
"vai voltar a cobrar CTB?" Tomara! É absurdo e inadmissível que continuem entrando turmas de aprovados sem a mínima "afinidade/familiaridade" com o tema trânsito, pois a PRF é uma polícia que nasceu e vive do trânsito. Precisamos de efetivo que entenda e aceite isso, que não fique de frescura se esquivando de atender um acidente de trânsito e elaborar um Boletim; de gente que não tenha medo de se aproximar de um caminhão, de fazer busca minuciosa em interior de cabine; de um vivente que não se disponha a limpar um número de motor ou chassi para fazer identificação veicular... Enfim, precisamos de candidatos (e depois aprovados) que não ignorem o R da sigla. Somos mais que federais, somos RODOVIÁRIOS.

Ah, aproveitando o assunto, candidato que já está sonhando com patrulha no RJ, subir favela, trocar tiro com vagabundo barricado: esse não é nosso trabalho. Isso é feito excepcionalmente! A demanda é rodovia, portanto, se entrar mais uma turma que reclama de ficar 1h no sol durante uma instrução na Academia (ANPRF - Canasvieiras, Florianópolis), juro que eu desisto de acreditar que a PRF volte a ser polícia... porque se seguir na mesma levada das 3 últimas turmas, seremos extintos!!!



PRFoxXx

26 comentários:

  1. Constantemente venho aqui pra saber de ti! Espero que esteja tudo bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Carlos. Grato pela visita e cortesia. Siga firme nos estudos e seja bem vindo

      Excluir
  2. Sou Papa Mike em MG e luto para paertencer! Tá no sangue.

    ResponderExcluir
  3. olá amigo, vc responde as dúvidas por aqui?

    ResponderExcluir
  4. Bom, vamos lá... Hoje já sou concursado, ganho em torno de 5k líquido e queria aumentar minha renda... Vi que o bolsonaro ira investir pesado em segurança, dai me interessei pela PF e PRF. Porém, tenho algumas dúvidas. Segue :

    1- como é a questão da hierarquia na no cargo de agente da PF e PRF? Vi que na PRF só tem um cargo, logo todos são iguais, creio que tenha um ambiente interno de trabalho mais agradável, estou correto?

    2- gosto de surfar, logo, queria escolher uma cidade praiana, qual dos dois vc acha mais fácil? Moro em Ubatuba, e como aqui tem a BR-101, vejo muitos PRFs no caminho.

    3- em relação a conseguir transferência? Qual dos dois é mais fácil?

    4- eu sei quanto tira um prf líquido, porém um agente da PF não tenho noção... Algo em torno de 10k?

    5- não suporto trabalhar trancafiado em escritório fazendo trabalho burocrático, gosto de trabalhar ao ar livre, qual dos dois vc indica?

    6 - também não tenho muita vontade de ficar buscando traficante, trocar tiro com bandido, ir em favela etc... Queria algo mais tranquilo... Vc acha que a PRF de acordo com o meu perfil, seria o mais indicado?

    7- qual o cargo que tem menos probabilidade de trabalhar em fronteira?


    8- sou formado em engenharia química, logo, como na PRF só existe um cargo, essa minha formação iria me ajudar em que?

    9- caso eu consiga um cargo de gerência etc.. Eu vou ser remunerado de acordo, ou a remuneração continua a mesma??


    Bom, tinha bastante dúvidas kkk agradeço a atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia leitor, vou tentar responder com objetividade, portanto, desculpe a minha franqueza, mas não gosto de eufemismos (rs). Vou pontuar cada parte do seu questionamento:

      "Vi que o bolsonaro irá investir pesado em segurança": eu só acredito vendo!

      1- como é a questão da hierarquia (...)?
      Vou responder pela PRF, pois do pouco que sei da PF, há um abismo entre os Delegados e os policiais. Do nosso cargo único, é uma grande vantagem não estar sempre submisso a um superior (na pirmâmide) que se acha inatingível, como no militarismo. Hoje alguém "está" chefe, depois não mais; se pisa em alguém hoje, depois poderá ser chefiado pela sua "vítima". É salutar a suscessão nas chefias, mas sempre tem aquele apegado à função, infelizmente. As funções se alternam dentro das equipes do serviço operacional.

      2- gosto de surfar, logo, queria escolher uma cidade praiana (...)?
      Falando da PRF, não são tantas as unidades operacionais/delegacias ao longo da costa brasileira; das poucas que tem, são muito disputadas nos concursos internos de remoção. Acho que a grande sacada é ser lotado num lugar de onde você saia facilmente utiilizando avião com destino ao litoral.

      3- em relação a conseguir transferência (...)?
      Os concursos de remoção interna, entre os estados, tem uma frequência que depende muito da entrada de novas turmas, ocorrência de concursos; acredito que lá é que nem cá...

      4- eu sei quanto tira um prf líquido (...)?
      A remuneração inicial da PRF hoje é um pouco mais baixa do que da PF, porque há algum tempo uns "gênios" venderam o cargo numa negociação salarial com o governo e criou-se uma aberração chamada classe inicial. Essa classe inicial tem o salário minguado por 3 anos (estabilidade); depois disso fica praticamente igual à classe análoga na PF.

      Excluir
    2. 5- não suporto trabalhar trancafiado (...)?
      A PRF só tem trabalho "trancafiado" se vc quiser, na atividade meio; o nosso negócio é pista, atividade-fim é policiamento/fiscalização/atendimento de acidente e etc. Já da PF, por ser polícia judiciária, atividade operacional não é a regra, é eventual (na fronteira operacional é a regra).

      6 - também não tenho muita vontade (...)?
      Buscar traficante é nosso trabalho, só que não é subindo favela, é trabalhando na pista; abordando veículos, revistando ônibus, utilizando inteligência policial. Há riscos e se vc pretende algo mais tranquilo, não recomendo serviço policial. Judiciário paga melhor, sem risco nenhum. PF trabalha com investigação, mas também tem ação; e também tem risco! Ah, tem outra coisa: vc fala em "meu perfil". O perfil da gente dentro da polícia a gente descobre vivenciando o serviço policial. Antes de entrar na polícia eu tinha uma ideia do meu perfil absurdamente distante do que faço hoje...

      7- qual o cargo que tem menos probabilidade de trabalhar em fronteira?
      As 2 forças tem lotações e carência nas fronteiras e região norte, que é a porta de entrada de praticamente todo recém empossado. Maioria absoluta é lotada nessas regiões, depois de um tempo conseguem movimentação para outros estados e isso não é nada absurdo. Costumo falar que se o cara se prepara (conteúdo e parte física) p o concurso, mas não prepara o espírito para, por exemplo, passar 3 anos em Roraima, ele não tem perfil para estar na polícia. Faz parte de um conjunto, essa é a realidade. Só um comentário adicional: tem cara que passa, é lotado aqui no norte, mas fica com a cabeça lá em Alagoas (por exemplo). Vai "trabalhar" no mínimo 3 anos sendo um inútil; sem vivenciar a realidade local (comprometendo sua qualidade de vida), sem se empenhar no serviço (comprometendo a segurança própria e de terceiros) só reclamando e sem produzir nada. Estou há 10 anos vendo isso aqui, não é chute!

      8- sou formado em engenharia química (...)?
      A PRF tem espaço para todo mundo. Eu, por exemplo, Sou Engº Agrônomo e atuo na fiscalização ambiental... Um dos maiores nomes na minha área, exemplo de profissional/instrutor, indutor de avanços normativos inclusive, é um Engº Químico. A PRF só não tem lugar para preguiçoso, desinteressado. Esse vira um "guardão" e viverá no ostracismo, sendo referência de mau servidor; aquele âncora que puxa o barco para baixo enquanto a gente tenta remar para frente, p levar essa polícia à excelência.

      9- caso eu consiga um cargo de gerência (...)?
      Não há cargos de "gerência", há chefias em diferentes níveis, que recebem função gratificada, mas é micharia. Quem assume função de chefia ou é para "fazer acontecer", pq acredita que pode colaborar em alguma coisa positiva pelo efetivo e pela finalidade do trabalho, ou é uma pessoa mal intencionada que pega uma chefia de núcleo/seção para ficar na moita, se esquivando de responsabilidade e enrolando serviço, colocando a culpa sempre na falta de efetivo da sua seção. Na atividade-fim a omissão gera morte, gera aumento da criminalidade, mas ainda assim tem gente (e como tem) quem enrole também, não é exclusividade da atividade-meio. #ProntoFalei

      Bons estudos

      Excluir
  5. opa meu amigo, maravilha.... já ta decidido, vou focar na PRF ao inves da PF.... pelo que vc falou é bem operacional(e eu gosto!) ... agradeço a sua paciência em responder esse questionário rsrsrs ... aqui em Ubatuba, na BR-101, vejo muito de seus colegas e todos são bem solicitos... grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Copiando :

    "Vi que o bolsonaro irá investir pesado em segurança": eu só acredito vendo!

    Por que vc disse isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou há quase 1 década ouvindo conversa de político (p mim vale o mesmo que o gato enterra) relativo a segurança pública. Só acredito nas coisas acontecendo quando chegam na pista. A polícia faz da gente São Tomé.

      Excluir
  7. Boa tarde,

    Estou nos papiros para o próximo certame da PRF. Estou ciente de todas as atribuições e concordo que o cerne do serviço é o aspecto RODOVIÁRIO.
    Estudo para cargos policiais, única área que me atrai. Sobre a fiscalização, abordagem, troca de tiro (se necessário), imagino que me adaptaria a tudo. Inclusive concordo com os teus comentários acima, e prestarei o certame sabendo que o serviço é sol no lombo, chuva e temporal. Até aí tranquilo.
    Mas amigo, aproveitando a tua experiência queria pegar uns aconselhamentos contigo pra saber o que esperar. Não sou da área da saúde. A única parte do serviço que imagino que deva ser complicado pra mim é o atendimento às vítimas. Fiz um "estágio" na internet vendo imagens de mortes em rodovia e é bem tenso. Imagino que ver uma família interna mutilada deve ser complicado. Vi o caso de um trabalhador que foi atropelado por um rolo compressor e tinha uma viatura da PRF no local. Imagem forte demais.
    Não me interprete mal. Sei que faz parte do trabalho. Mas não vou chegar aqui na internet soltando fogos e tirando onda de operacional pois imagino que longe do glamour o trabalho traz aspectos sensíveis.
    Não tenho fobia a sangue nem nada disso. Apenas acho tenso essa parte do serviço.
    Como funciona? Com o tempo a gente realmente acostuma? O que você tem a falar sobre esse lado da profissão?
    Sendo bem sincero, imagino que eu vá acostumar, ainda mais quando puder fazer algo pra salvar a vítima, ou pra minimizar enquanto o socorro chega. Mas esse processo até acostumar deve ser brabo. Como foi a tua experiência?
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. R. Cruz, p não fugir da regra, vou ser direto ao ponto. Preparar o espírito p "Atendimento de acidente" é um dos requisitos p se pensar em ser PRF. Há 2 vieses interessantes de se comentar:
      1) Atendimento em trecho com concessionária: geralmente a gente chega no local, já está sinalizado e a vítima já foi socorrida pela equipe de APH, aguardando só o nosso "levantamento do local" e avaliação dos danos para poder remover os veículos.
      2) Regra geral, trecho sem concessionária (e alguns até sem Corpo de Bombeiros): chega no local, sinaliza e depois atende vítima. Não temos recursos (material de primeiros socorros, prancha, KED e etc). "Meu Deus, o que fazer?" Se vira, polícia! Socorre como for possível, com aquele conhecimento raso que aprendeu na academia, mas socorra! Não é sempre, mas acontece. Na hora nem dá tempo de se questionar, a gente chega e faz, pois se não fizer, não vai ter Chapolin Colorado p ajudar com astúcia. Se não fizer, vai deixar a vítima morrer; mais do que responder PAD, vai carregar peso na consciência para o resto da vida. Isso p mim é inadmissível! Mas não vou negar, tenho colegas que tem 10 tipos de medo quando há acionamento para atender acidente. Não encontro explicação, senão mais uma das frescuras dessas últimas turmas que estão entrando cheias de "considerandos".
      Não vou negar: absolutamente TODOS os acidentes com vítimas em óbitos que atendi (não foram tantos, sou sortudo/abençoado e tem poucos acidentes nos meus plantões) tem um impacto imenso. Antes eu ficava mais abalado, hoje nem tanto porque a gente vai trabalhando o psicológico e lida melhor com as situações. Lembro-me de cada vítima, vejo filmes na cabeça, mas evito pensar nisso. A gente não banaliza, apenas aprende a lidar tecnicamente com os fatos.

      Excluir
  8. Salve!!! Adorei o blog. Pelas respostas aos comentários dos colegas acima, pude saber que você é engenheiro agrônomo e atua na área de fiscalização ambiental. Me identifiquei, de certa forma, pois sou engenheiro ambiental pós graduando em engenharia de segurança. Gostei de saber da existência dessa área de atuação dentro da PRF. Entendo que estaremos dentro de um mesmo órgão e o serviço que "cair no colo" deverá ser feito, porém, não custa nada sonhar hehehe. Há outras áreas de atuação afins a nossa graduação? Em quais regiões ou estados você acredita que existam mais áreas de atuação desse tipo?

    Em breve pertenceremos. Abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela leitura, Mateus. A PRF direciona o combate ao crime por áreas temáticas e uma delas é Fiscalização Ambiental. Atuamos em diferentes matérias dentro dessa temática, como transporte de produtos florestais, emissões veiculares, minério, agrotóxicos, fauna e pesca. Pela amplitude do leque, dá p imaginar que tem disso tudo no país todo; alguns lugares mais que outros, como os estados do Norte (AM, PA, RO) e Mato Grosso o carro-chefe é produtos florestais. Há um grupo de enfrentamento aos crimes ambientais onde todos os interessados podem (e devem) participar de operações temáticas e trocar conhecimentos sobre os mais diversos assuntos. Bons estudos!

      Excluir
  9. Buenas....nos meus intervalos de estudos dando uma "patrulha" aqui no blog....Só fiquei surpreso com a noticia dos "novinhos" que estão chegando....infelizmnete, mas....Bom estou chegando e me conhece. abraço!!

    ResponderExcluir
  10. Realmente espero que cobrem mais trânsito nesse concurso. Você disse tudo, as pessoas esquecem do R. Esse concurso de 2013 foi fora da curva mesmo, caíram menos de 5 questões de trânsito, inadmissível para um órgão que trabalha com trânsito. E sempre ouvi reclamações quanto ao nível de conhecimento em trânsito das turmas desse concurso. Entrou muita gente de paraquedas na PRF com essa prova.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente vê que a configuração da prova influencia no perfil de quem entra no CFP, que sai de lá p a pista. Infelizmente andou formando turma de teóricos e que na pista são cagões desidiosos. Esperamos (e precisamos de) uma mudança. Aos bons, sejam bem vindos!

      Excluir
  11. Maravilha ver mais uma postagem aqui. Ansioso pelo edital, doido pra realizar meu sonho de ser PRF e concordo plenamente com tudo que postou, estão esquecendo a essência da PRF, a gloriosa tem N funções mas voltadas as Rodovias Federais, casos excepcionais como a operação egide, tem que excepcionais somente. TMJ e que venha muito transito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siga firme nos estudos aí, JM. Obrigado mais uma vez pela visita e participação.

      Excluir
  12. Bom dia irmão! O que achou do edital? Faz uma postagem ai dizendo o que achou e se possivel dando dicas, se vc fosse fazer essa prova como estudaria, o que daria preferencia, pra qual UF iria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Ainda não tive como ler o edital, estive "afastado do mundo" por 15 dias em função de um Curso de Operações Rurais (logo farei uma publicação sobre isso) e hj estou editando o vídeo do curso (que tb vou publicar). Assim q puder respirar, vou ler o edital e comento. Desde já digo que fiquei sabendo de um peso grande na matéria "legislação de trânsito" e isso me deixa muito esperançoso! Sigam firmes

      Excluir
  13. Chefe,com fé em DEUS dessa vez eu entro. Vou arrebentar no trampo rs,uma coisa que não tenho é frescura e preguiça, PRF-GO...

    ResponderExcluir
  14. Eh isso aí!
    Fui 2 anos agente de trânsito municipal em Barueri-SP
    Hoje estou SD PM em São Paulo cujo trabalhei 2 anos em batalhão especializado em trânsito metropolitano (Atendia acidentes, puxava papeleta em P.S., escrevia na mão B.O.P.M., operação direção segura Art165 madrugada toda, Arena Corinthians 10 horas em pé sem W.C., sem falar combate ao crime nas cavalos de aço) depois fui pra rodoviária Estadual mas a distância e a escala 12x24/12x48 atrapalhava nos estudos, hoje estou de manutenção de vtr´s horario 5x2 bom pra estudo, mas com saudade de ficar o dia inteiro em cima de uma 2 rodas queimando no sol, Desejo que em 2019 eu seja vossa tão aguardada rendição, sou de SP mas vou fazer prova em Cuiabá. Abraços Steve!

    ResponderExcluir