quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Do lado de cá

Prezados leitores, é com muita satisfação que retorno a publicar no Blog. Imensa satisfação, sobretudo por estar vivo, por estar inteiro e com saúde; grato ao bom Deus que designou que essa não era a hora desse vivente passar "para o lado de lá".

Recém retornado de uma viagem de férias, retomei a minha vida normal tanto no aspecto pessoal como profissional. Cumpri plantão (muito ativo e produtivo por sinal) e no segundo dia da minha folga, enquanto estava a realizar minhas muitas tarefas vim a sofrer um acidente de trânsito.

O atendente passou a atendido. Eu que sempre estive do outro lado, socorrendo vítimas diversas, em distintas situações, da menor à maior gravidade, agora estava ali naquele momento único em que um filme de toda uma vida passa pela cabeça em frações de segundos, sobretudo porque essa pessoa que vos fala estava embaixo de um carro, com o peso de um Ford/Fiesta Hatch sobre seu capacete de segurança, tendo sua cabeça esmagada enquanto consciente gritava por socorro daqueles muitos anônimos que naquele momento e local estavam, que com sua força e humanidade ergueram o veículo para que eu pudesse ter chance de viver.

Aqueles solidários e dignos atendentes se prestaram a um papel que eu me presto todos os dias, não sabendo quem eu sou (até porque isso não importa), mas quando no seu esforço descomunal para levantar o veículo e me permitir sair de lá, apenas refletiram (e retribuíram) o mesmo empenho que coloco na cabeça quando visto minha farda e saio para trabalhar pela sociedade. Assim sendo, a primeira lição apareceu ainda naquele instante em que eu estava sentado no asfalto a espera de atendimento pré-hospitalar pelo Corpo de Bombeiros Militar: ninguém é melhor do que ninguém! Um ser de farda e tecnicamente preparado/capacitado ou um cidadão comum com roupa de dia-a-dia caminhando pela rua com finalidade diversa (vidas diversas), na hora que tem de extravasar seu cerne humano e solidário se equiparam. Por outra ótica, esse mesmo ser doutrinado para seguir a lei sem errar (em tese) também falha, como aquele mesmo cidadão comum citado no exemplo anterior.

Para ficar mais fácil de entender, faço uma confissão (rs): eu errei! Por uma falsa impressão da realidade, desobedeci a sinalização de preferencial e atingi um automóvel que seguia corretamente em sua mão de direção. Independente de ele estar a uma velocidade incompatível para o local, estar a condutora com CNH vencida há mais de 30 dias e licenciamento 2013 em atraso, o meu erro foi causa crucial na ocorrência do evento. Fiz questão de destacar os outros pontos de irregularidade para reforçar a minha tese de que quase a totalidade dos acidentes automobilísticos acontece sempre por um conjunto de erros. Isolando as causas e mirando o resultado, concluo que o meu erro foi o mais impactante, uma vez que o motociclista sempre é o que mais sofre num acidente [auto x moto], ainda que "certo" esteja.

Resumo da ópera: depois de literalmente sair de baixo do carro, fui rapidamente e absurdamente bem atendido pelo Corpo de Bombeiros Militar e conduzido para a unidade de saúde pública local com status de Politraumatizado. Mão, nariz e 5 costelas fraturadas, cortes e escoriações por todo o corpo. Permaneci 1 semana internado e hoje estou num (longo) processo de recuperação em casa. Tive todo o suporte necessário tanto na parte médica como da família e amigos. Nessa hora a segunda lição: ninguém é tão bom que não dependa dos outros. Devido ao meu estado físico extremamente limitado, requeri esse suporte e não tenho como externar gratidão a todos que me auxiliaram, inclusive psicologicamente.

Terceira lição: não sofro efeitos traumáticos devido ao bom preparo psicológico, bem como não sofro as terríveis dores físicas e tenho avanços físicos além do previsto devido a estar com bom condicionamento físico. Aproveito para recomendar a todos que estejam sempre bem de "corpo e alma", faz toda a diferença nessa horas; do contrário talvez eu nem vivo estivesse...

Desejo boas energias a todos e obrigado pela atenção. A torcida dos bons amigos sempre foram e sempre serão mais valiosas do que os agouros dos inimigos. O que não mata fortalece. Deus está no comando!

6 comentários:

  1. Que triste em furto colega!
    Mas pelo jeito sua melhora está sendo exponencial!
    Essa semana saiu o resultado do concurso da PRF, fui aprovado em todas as etapas.
    Já estou montando o enxoval para o CFP que se inicia em janeiro.
    Se puder postar algumas dicas do enxoval e do CFP, ficaria grato.
    Melhoras, espero que logo logo esteja na pista novamente!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, assim que possível farei uma publicação tratando especificamente desse assunto. Aguarde cenas dos próximos capítulos (rs).
      Grato pelo coment

      Excluir
  2. Firme e forte! Estamos orando por vc!

    ResponderExcluir
  3. Deus está sempre presente! Camarada, parabéns pelo testemunho. Saúde e força!

    ResponderExcluir
  4. Acidentes acontecem - sempre. Ainda bem que está se recuperando bem. Melhoras pra você. Abraço.

    ResponderExcluir