terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Grupos Especializados

Olá leitores, essa publicação é dedicada a uma sugestão de pauta feita pelo leitor Vinícius Dias, que pede mais informações acerca do armamento utilizado pelos PRFs no dia a dia, comentando inclusive que a pistola padrão seria a PT Taurus .840.

Bem, o primeiro e mais importante ponto nessa questão de escassez de informações públicas sobre armamento das forças policiais é uma coisa chamada Segurança Orgânica, onde compartimenta-se a informação de modo que ela chegue ao mínimo de pessoas possível que não estão diretamente ligadas ao interesse, no nosso caso, quanto menos informação o bandido tiver acerca do nosso "poder de fogo", menos vulneráveis estaremos. A arma citada é apenas uma das utilizadas pelo efetivo e pelo motivo explicado acima não citarei as demais (rs).

Uma segunda sugestão do mesmo leitor versa sobre "os grupos operacionais" dentro do departamento. Pelo mesmo motivo (segurança orgânica), seria descabido delinear a atuação de cada um especificamente, mas pode-se citar algumas áreas de atuação, como cinotecnia (fiscalização com cães), motopoliciamento e motociclista batedor (escoltas - que modéstia a parte, a PRF é modelo no assunto), operações aéreas, além dos grupos de fiscalização nas áreas temáticas como fraude veicular, policiamento ambiental, combate ao narcotráfico e por aí vai... O NOE - Núcleo de Operações Especiais é um grupo que cada superintendência/distrito regional que atua por demandas pontuais/específicas, porém executando exatamente os mesmo serviços que o policial da escala em serviço ordinário, visto que o rol de atribuições estabelecido em Leis e Decretos deve ser executado por todos os PRFs, independente de lotação e especialização, visto ser um cargo único: o de Policial Rodoviário Federal.

Acredito não ter matado a curiosidade do leitor, mas tentei não deixar a lacuna desse tipo de assunto aqui no Blog Dentro Da Viatura. Para saber mais, venha fazer parte da PRF (rs)!

PRFoxxx

3 comentários:

  1. Você não escreveu o que eu gostaria ler rs

    Mas obrigado pela postagem! Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que o que você gostaria de ler, muitos bandidos também gostariam... acredito também que se eu quebrar a segurança orgânica, além de comprometer toda uma categoria, eu estaria sujeito a um "belo PAD" q poderia comprometer minha carreira. Mesmo assim, obrigado pelo feedback.

      Excluir
  2. Sim, te entendo PRFox. Achei que não teria problema falar sobre isso, tendo em vista que nunca vi essa restrição nas polícias do Brasil, como por exemplo a PC de SP, PMSP e a própria PF que sabemos que existe diversos grupos operacionais. Inclusive tem até livros e reportagens sobre o COT e o NEPOM, método de treinamento, armamentos utilizados como glock, g36, HK417.
    Mas tudo bem, obrigado pela atenção!

    Abraços

    ResponderExcluir