terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Para os netos - parte 2

Ei, você é Policial Rodoviário que me atendeu? Sim, que bom revê-lo!
Bom dia, Sr. Astrogildo (que bom revê-lo aqui e não num velório, pensei)...

A quem acompanha o Blog Dentro Da Viatura e leu meu recente texto intitulado Para os netos, saberá quem é Sr. Astrogildo; para quem ainda não leu, clique aqui.

Pronto, agora que já estão todos com o controle do fio da meada, continuemos a segunda parte dessa peculiar história na vida desse policial rodoviário federal (vou parar de escrever com letras maiúsculas e em negrito - acho que a cada dia que passa, esse "título" merece menos destaque). A terceira aparição de Sr. Astrogildo na minha vida se deu numa situação informal, quando eu fazia compras com minha esposa e fui interceptado (como dizem aqui: atacado) num corredor do supermercado. Ele me reconheceu mesmo sem estar uniformizado, com a barba por fazer, enfim, descaracterizado de super humano (a sociedade esquece que policial sente frio, fome, sede - para o povão o uniforme é uma armadura). Cumprimentou-me calorosamente, chamou sua esposa (que eu chamei por brincadeira de D. Astrogilda, obviamente esse não é seu nome) e que também cumprimentou-me (tremendo) e à minha esposa e ali fizemos uma mini convenção para falar de trânsito... de morte... não, de vida! De sonhos, de realidade!

Sr. Astrogildo, lúcido e vivaz, naquela ocasião relembrou nosso primeiro encontro (abordagem e orientação sobre o uso do cinto de segurança), o acidente (ambos salvos pelo cinto de segurança) e empolgou-se ao falar que dali a dois dias viajaria ao Rio Grande do Sul para rever filho e netos.

Que satisfação, casal Astrogildo! É essa a ideia: viver, viajar, encontrar e reencontrar pessoas, gerar histórias, fazer história. O senhor fez minha história, fez a gente acreditar que ainda somos úteis a sociedade, fez esse policial semi-humano chorar mais de uma vez: quando acreditou ter salvo 2 vidas e agora quando recebeu toda sua gratidão nesse encontro casual para falarmos de vida, sem preocupação de sinalizar um local de acidente, remover carga e anotar dados para confeccionar um Boletim de Acidente de Trânsito (com vítimas vivas), como foi nosso último encontro.

Absolutamente não trabalhamos por um "muito obrigado, seu guaRda", mas ouvir isso de uma pessoa como o senhor, com toda sua bagagem de vida, com toda a noção de quem é bom e quem é ruim na sociedade, repõe aquele combustível que faz funcionar o coração de quem se dispõe a cuidar da sociedade em troca de uma remuneração defasada, em troca da ingratidão dos seus (e meus) pares sociais.

O meu endereço que o senhor solicitou, Astrogildo, não disse e nem direi; não porque eu não quero ter mais e mais reencontros emocionantes como esse, mas sim porque o "presente" que o senhor pretendia me ofertar demonstrando sua gratidão, eu recebi na forma de um abraço que o senhor me deu ao desejar de coração um "Feliz Natal e um próspero Ano Novo".

Mais uma vez: muito obrigado Sr. Astrogildo e D. Astrogilda!

PRFoxxx

2 comentários:

  1. Grande Prfoxxx, mais uma vez parabéns! Sempre que leio essa história me emociono, pois vejo fluir de você a satisfação do dever cumprido. O que me faz acreditar nas forças de segurança e a cada dia buscar fazer parte desta.

    Feliz ano novo e que Deus os abençoe nessas batalhas!
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Grande Foxxx....
    ...e parabéns pelas palavras e sentimentos do Sr. Astrogildo. Mas fiquei aqui pensando, assim como ele te reconheceu, um vagabundo que possa ter sido conduzido à delegacia pela PRF ( pra não dizer você) também poderia reconhecê-lo, e aí?!!
    Um amigo pm aqui da minha cidade, já passou por isso e tb estava no mercado com a esposa e me disse que foi maior estresse, pois ambos andavam pelos corredores do mercado "olhando" um ao outro, mas rapidamente este pm separou-se da esposa após o reconhecimento, para no mínimo o vagabundo não saber quem era sua esposa....(claro que a história é maior, mas ficamos no resumo)
    Coisas da vida de um policial.....já estou "ligado"...
    Abraço e Deus proteja!!

    ResponderExcluir