quinta-feira, 18 de setembro de 2014

I have a dream

Ontem em uma conversa despretensiosa rememorei um fato que marcou e marcará para sempre a minha vida, então resolvi compartilhar com meus fieis leitores para que sirva de provocação, quiçá um incentivo para alguém que um dia irá se acertar na mesma profissão que a minha, mas se for diversa, também terá valido a pena o meu exemplo.

Sonho: Para a ciência, é uma experiência de imaginação do inconsciente durante nosso período de sono. Para Freud, os sonhos noturnos são gerados, na busca pela realização de um desejo reprimido; Para a psicanálise o sonho é o "espaço para realizar desejos inconscientes reprimidos". - Wikipédia

SONHE

Para PRFoxxx, sonho era aquela vontade de servir nessa Força de Segurança Pública admirável que é a Polícia Rodoviária Federal. Era aquele molequinho que adorava ver os Chips na TV e tinha como brinquedo uma miniatura de motocicleta policial estilo Harley Davidson com um "patrulheiro" uniformizado. Só que o menino cresceu vendo pela TV os desfiles cívicos (com as incríveis pirâmides em motocicleta - Exército Brasileiro) com a presença da PRF; cresceu viajando por algumas rodovias onde as "guaritas" em amarelo e azul eram algo intangível até que um dia, já na faculdade, viu um colega de curso chegar uniformizado (após um extenuante plantão) para assistir aulas e pensou: por que não eu também?

Esse agora jovem, lá em meados de 2005, teve ainda uma provocação de sua irmã recém-empossada no cargo de Agente de Polícia Federal; me lembro exatamente a frase que ela me disse: por que você não começa a fazer concurso? Na minha ingenuidade misturada com imaturidade, não me interessei pelo tema, afinal de contas, queria terminar a faculdade e trabalhar como extensionista, aproveitando os anos "investidos" na faculdade. Ocorre que o tempo passou, esse jovem se formou e pelas voltas que o mundo dá, não conseguiu seu desiderato. Partiu então para a vida dos "concursos" e procurando ainda o seu rumo, eis que ouve mais uma vez sua irmã sabiamente falar: "faça o concurso da PRF, esse é o seu concurso!"

Em 2007 lá fui eu iniciar a caminhada visando o concurso da PRF, que era estimado para meados de 2008; dessa forma daria um bom tempo para assimilar o conteúdo e começar a aprender Direito. Nesse ínterim do início dos estudos até a realização da prova, eis que passei por 3 situações curiosas:

- Um dia quando acompanhava minha ex-namorada na porta de seu cursinho, vi se aproximar uma viatura GM/Blazer caracterizada da PRF que deslocava-se rumo a uma praça de alimentação (e tem gente que acha um absurdo, como se policial em serviço não tivesse o direito de comer). Naquele momento olhei e tive um Déjà vu; comentei: um dia serei eu em uma viatura dessas, numa situação idêntica! Ela incrédula e mostrando não conhecer essa pessoa que a acompanhava, não deu muita importância/manifestou-se.

- As outras 2 situações foram de fato sonhos (cientificamente falando) e ambos foram idênticos, um replay que custo acreditar que haja explicação plausível. Em dois períodos distintos, distantes, sonhei que chegava na casa da minha mãe ainda uniformizado, num intervalo de almoço do serviço, para fazer uma refeição com ela, que satisfeita e retumbante me recebia em sua humilde residência para com orgulho comermos e conversarmos sobre o plantão.

ACORDE

Até hoje é difícil acreditar que estou aqui no sonho materializado!
Numa situação bem peculiar, num plantão qualquer em Cascavel/PR em Março de 2010 (nenhum plantão naquela Unidade Operacional é "qualquer") me desloquei com mais 2 colegas a uma oficina autorizada para receber 2 motocicletas que estavam em manutenção. Quando do retorno, seguiam eles 2 na frente com uma Kawasaki mais uma Harley Davidson e eu atrás dirigindo uma GM/Blazer (péssima viatura, por sinal), ocasião em que passou um filme em minha cabeça: sim, era eu a estar conduzindo uma viatura PRF como naquele Déjà vu, só que com um plus: tendo 2 motocicletas épicas fazendo papel de batedores só para mim (rs). Incrível, foi um dos melhores dias da minha vida profissional.

Não menos importante, na verdade um dia inigualável, foi quando estive no Distrito Federal para participar de uma Operação Temática de Combate aos Crimes Ambientais onde participei como monitor e pude então realizar/materializar meu sonho. Como pude ficar hospedado na casa da minha mãe, Deus me oportunizou aquele encontro do sonhador, ops, Policial Rodoviário Federal uniformizado com sua mãe, mas não só para uma refeição, foi também uns dias de contato tão intenso, foi um brilho nos olhos tão único desse autor, foi um orgulho tão puro de sua mãe, que fica impossível descrever, deixa impossível inclusive a continuidade da narração. É sempre uma situação que me emociona!

Espero ter conseguido passar um mínimo do tão importante que isso é para a minha vida. Repito, não quero ser exemplo para ninguém, pois tenho mil defeitos, mas se servir de incentivo/estímulo para alguém, terá valido a pena esse texto.

PRFoxxx

17 comentários:

  1. Grande PRFoxxx......
    Acho que você nem precisava escrever no final do seu post se "servira de estímulo ou incentivo", pois com certeza SERVE. Eu também já vi alguns "filmes" em sonhos, mas a diferença é que ainda não materializei como você mesmo disse, mas com fé em Deus e minha perseverança quero materializa-lo. Quando isso acontecer, eu também vou relatar e DETALHE, vou citar você na referência e comparação de situações.....aguarde....rs

    Obrigado mais uma vez pela postagem e que Deus te proteja sempre
    Forte abraço!!
    Owl Road

    ResponderExcluir
  2. De arrepiar! Lindo relato, já me vi dirigindo viatura e sonhei voltar do serviço ao pôr-do-sol, até contei pra vc!
    Obrigada por inspirar meu coração de PRF, bj.

    ResponderExcluir
  3. Muito inspirador e emocionante. Acredito que qualquer pessoa, agente ou que está estudando para a PRF, e tem esse sonho, essa paixão, assim como eu, se emociona ao ler esse relato.
    Muito bom mesmo.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, eu tento abstrair minha condição de autor do texto e realmente fico impactado pela história; esse ímpeto me fez escrever. Só faço isso por vocês! Obrigado pela leitura e feedback

      Excluir
  4. Mto lindo! Também me emocionei...
    Vc só esqueceu de citar a irmã que emprestou os cheques para o cursinho: eu! Kkkkk
    Te amo! ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada disso irmã querida. A sua imensurável contribuição já foi explicitada em publicação anterior. Serei eternamente grato, pois sem você eu não estaria onde estou. Brigaduuu

      Excluir
  5. Eita que sacudiu td de novo!
    Parceiro, obrigado pelo texto.
    Essa é pra gente, Maicon!
    Vamos que vamos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita q era essa a ideia! Para mim foram alguns minutos na frente do PC, se para vocês foi um estopim, que assim seja. Deus recompensa quem se "coça", portanto os senhores façam-me o favor de estudar e passar nessa p*&¨*(&* de concurso, hahaha!

      Excluir
  6. Texto emocionante PRFoxxx. Você, mesmo sem querer, é fonte de inspiração. Quem dera se eu tivesse uma irmã assim igual você tem - infelizmente não tenho nenhuma. Melhor do que sonhar é ver o sonho realizado e você está de parabéns. Continue sendo fonte de inspiração, mesmo sem querer. Com trabalho e dedicação os sonhos se tornam realidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tipão, você tocou num ponto importante: o apoio foi crucial para o resultado. A pressão da mãe, o financiamento de uma irmã, a referência da outra e por aí vai... Se você infelizmente não teve algo parecido, compense com um pouquinho mais de esforço e resultado virá. Cara, você não tem ideia do quão satisfatório é atingir o sonho, trabalhar fazendo o que gosta e ganhar relativamente bem (perto da média brasileira, apesar da defasagem irreversível da nossa remuneração, agravada pelo governo do PT) para isso. Muito obrigado pela leitura e feedback!

      Excluir
  7. Termino o texto custando a enxergar... as lágrimas são muitas, pois só quem tem um sonho como esse e passou ou passa pela batalha de conseguir realizá-lo sabe o quão grande é esse sonho. Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. P.R.Foxxx, o que você acha daquela ideia de "tem que estudar 10 horas por dia senão não passa"? Estou estudando pra PRF há 7 meses,todo dia, até a saída do edital em 2015, dará um total de 1 ano e meio mais ou menos de estudo. Como trabalho o dia todo, só tenho tempo de estudar no período da noite de segunda à sexta, finais de semana faço o possível para estudar o dia todo. Será que é pouco? Faço um curso online, e tem um professor lá que "metralha" isso nos alunos: "estudar 10 horas por dia!!" rsrsrs não tenho todo esse tempo pra estudar, bem que eu gostaria.
    Você estudava quantas horas por dia?

    Muito obrigado.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, tornar essa opinião uma afirmação é furada. Costumo falar que cada pessoa tem seu "ponto ótimo de estudo", ou seja, uma quantidade diária ou por período, um período em específico, um tipo de material em especial, um ambiente, essas coisas. Eu por exemplo, comecei estudando com material digitalizado (PDF, Áudio e vídeo) em casa num quarto isolado, mas com som ligado (música eletrônica, geralmente), meia luz, 8 horas por dia e rendia melhor no período matutino; isso de segunda a sábado religiosamente. Nessas 8 horas eu parava um pouquinho (sem regra para determinar o intervalo), comia, tocava violão, conversava com minha mãe, depois retornava a uma concentração profunda e o estudo deslanchava. No fim dos estudos, quando era véspera da prova da PRF mesmo, eu estava estudando no máximo 4 horas diárias (2 de manhã e 2 a tarde), pois já tinha saturado boa parte das matérias comuns (Português, Dir. Administrativo e Constitucional), aí esse tempo bastava para a específicas. Para mim isso foi o limiar de aprovação, para outra pessoa poderá não se aplicar. Cada pessoa tem que "se estudar" primeiro, para depois pegar firme. Pegar firme que eu digo é estudar com compromisso; e o mais importante de tudo: com regularidade, independente de quantas horas por dia.
      Só p constar: eu via nos cursinhos lá de Brasília aqueles NERDs de bunda quadrada praticamente morarem no prédio do cursinho: levavam marmita, lanches e etc, mas isso não se traduzia em rendimento e aprovação. Por quê? Porque quantidade não é sinônimo de qualidade. Não basta estudar muito, tem que ser com eficiência e, novamente, REGULARIDADE.

      Excluir
  9. Concordo com você.
    No meu modo de estudo, sinto que está rendendo.
    Muito obrigado pelas dicas e pela atenção.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  10. P.R.Foxxx, realmente inspirador. Estou começando a preparação para o concurso especificamente para PRF e por vocação até passar. Tua história se assemelha a minha (no inicio claro, rs) e acredito que para quem realmente tem certeza é mais ou menos assim.
    Parabéns pelo blog, é um ânimo ler tuas experiência que em certo ponto (imaginário) podemos nos ambientar melhor e vivenciar ao que aspiramos.

    ResponderExcluir
  11. PRFoxxx, são esses tipos de posts que me fazem estudar mais e mais.
    Mesmo sem conhecê-lo, posso afirmar, você é um exemplo que estou seguindo.

    ResponderExcluir
  12. PRFoxxx, só agora descobri o blog e tive o inenarrável prazer de poder ler tuas histórias na pista. Me identifiquei bastante com este texto, pois meu sonho é ingressar na gloriosa Polícia Rodoviária Federal e ,de vez em sempre, tenho visões do futuro, também conhecido como sonhos, em que já faço parte da Firma.
    Agradeço pelas palavras de todo o blog, porque para muitos pode ser apenas mais um, mas para mim é um local onde sempre buscarei inspiração e com foco/dedicação/fé conseguirei chegar neste cargo tão almejado.
    Bom trabalho na pista e continue sempre postando seus casos, pois assim continuará colaborando com o aspira aqui.
    Nos vemos em breve! hehe
    "Orgulho em pertencer."

    ResponderExcluir