quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Curso Opção (a única...)

Uma pausa para falar do meu "cursinho" preparatório. Estava aqui relendo o que escrevi essa madrugada e me veio a lembrança dos 3 meses de curso preparatório para concursos, que foi  quando ocorreu minha "iniciação" no mundo dos concursos (não vale a perversidade na interpretação da ambiguidade, rs).
Eis que dentre os vários cursos ofertados no Distrito Federal havia um chamado "Opção" em Taguatinga Sul; relativamente perto de casa (dava para ir andando, pois eu nem grana pra gasosa tinha) e resolvi passar lá para ver se tinha módulo básico ou algum direcionado para a PRF. Coincidentemente estava abrindo uma turma PMDF/PRF e pra mim isso veio a calhar, já que PMDF era uma "boa opção" para quem queria entrar na polícia, já que dentre as PMs, a que paga melhor é a do DF.
Como citado em postagem anterior, minha irmã resolveu entrar no cursinho comigo e custeou ambos os pacotes. Logo de cara tinha um atrativo: material impresso grátis da Vestcon (quem não conhece, recomendo).
Primeiros dias de aula e aquela impressão de "peixe fora d'água", mas depois vi que tava todo mundo no mesmo barco. Grande parte das aulas eram conjuntas com a turma do Módulo Básico. Ali vi que tinham pessoas que na verdade deveriam voltar para a alfabetização, pois eram analfabetos funcionais. Chega a dar dó, pois a gente vê culminar ali todo um processo de deficiência de base mesmo, desde a alfabetização até mesmo o desenvolvimento de um grau de intelecção aceitável para um ser humano médio. Pessoas que não entendiam o óbvio, como poderiam ser potenciais "concorrentes" numa concorrência pública feroz por um cargo razoável? Não podemos rotular ninguém pela cara, mas sem preconceito algum, posso afirmar que muitos ali "morreriam na praia" tendo gastado seu precioso dinheirinho e perdido tempo; mas como todos são brasileiros e não desistem nunca, quem sabe isso não sirva para aprender um dia a dar um passo até onde a perna alcança...
Voltemos ao foco. Com o passar dos dias viam-se professores altamente capacitados, outros nem tanto (como a professora de informática, que falava cada baboseira e era contestada por mim continuamente, ainda mais quando era para falar de internet - já programei HTML/ASP/JSP/PHP), mas no fim das contas ainda era lucro estar ali; muitos dos professores desse humilde (e relativamente barato) cursinho davam aulas em outros de maior projeção, como o até então mais famoso do DF: Obcursos. Bons professores como o oficial PMDF Palmeiro (Penal e Proc. Penal), Beto (excelente professor de Constitucional, com uma carreira brilhante no mundo dos concursos: menos de 25 anos e aprovado em mais de 50 cargos), Oficial PMDF Gama (Trânsito) e alguns outros que não me lembro mais do nome, mas que foram tão ou mais importantes para minha formação. Serei eternamente grato a todos!
Findados os 3 meses de cursinho, em meados de Maio 2007, agora sim só dependia de mim remar esse barco. Não havia dinheiro para pagar mais cursos preparatórios, era ir para casa e "comer conteúdo", seja ele impresso ou no computador; e foi o que eu fiz. O cursinho deu a base, o resto foi conquista por méritos próprios (e não há nenhuma prepotência em dizer isso, pois se hoje sou um servidor público, tenho a certeza que Deus considerou que tenho mérito/fiz por onde).
Emfim, do cursinho tenho boas lembranças e muitas coisas para dar gargalhada, como as pérolas da "índia" e da "chinelinho rosa", que disputavam qual tinha mais baixo grau de intelecção ao mesmo tempo que tinha a certeza de estar alguns passos a frente dos demais da turma, uma vez que eram "mais velhas de casa".

PS: inferência minha> quem mora em cursinho e fica "velho de casa" está mais propenso a ficar com a b*nda quadrada e ser um "concurseiro profissional" que nunca vai mudar seu patamar. Demorou demais no cursinho e a única coisa que passou foi vergonha, tá na hora de rever algumas coisas, quem sabe até rever TUDO! Não é natural uma pessoa passar anos em um cursinho, como eu tanto via na minha época, e nunca passar nem mesmo nos cargos menos disputados.

PRFoxxx

Um comentário:

  1. Fiz cursinho lá também... só que em 2009...lá conheci o Beto (fala alto pra caramba) o Palmeiro e o Gama conheci no Adição que fica ali pertinho... bons professores

    ResponderExcluir