segunda-feira, 6 de maio de 2013

Dica: Saber Direito

Na minha (nada saudosa) época de preparação para os concursos, caso tenham lido as publicações iniciais do Blog Dentro da Viatura, já devem presumir que os recursos $ eram escassos. Quando iniciei meu intento de passar em um concurso público, a maior noção que eu deveria ter é que dentre as muitas dificuldades a serem superadas, a obtenção de material seria uma delas. Lá fui eu "garimpar" alguns sites/blogs e fazer uma triagem de material (PDF/MP3/Vídeo) e conseguir formar uma boa base para iniciar o processo de estudo sem ter que ficar a interromper a "toada" para preencher eventuais lacunas de conteúdo.

Para cada conteúdo específico eu criava uma pasta no computador e as ordenava de modo a facilitar o acesso à informação, otimizando, dessa forma, a concatenação de ideias/temas. Tudo era minimamente arranjado de modo a não repetir conteúdos (por exemplo, 2 PDFs com matérias idênticas) ou haver duplicidade de arquivos, inclusive porque eu tinha um PC "Lentium" e com baixa capacidade de armazenamento. Já nas pastas de material impresso, conteúdo por conteúdo devidamente etiquetadas, obviamente, pelo mesmo motivo da organização no PC.

Pode parecer preciosismo ou sinais de TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), mas essa organização faz toda a diferença quando se pretende otimizar o processo e ter um ganho diferencial em relação ao universo de concorrentes. PS: incoerente com o meu discurso mesmo, pois sempre falo que o próprio candidato é seu único concorrente.

Considerado o fato de eu ser daquelas pessoas que tem uma assimilação visual (não sei como explicar isso tecnicamente) maior do que uma leitura de textos impressos, por exemplo, meu modal prioritário de estudo sempre foi o de vídeo aulas. Isso só fui descobrir quando eu consegui obter o conteúdo do curso preparatório da R2 Learning que algum abençoado disponibilizou numa comunidade do Orkut chamada Operadores do Direito. O benfeitor criou um HD virtual no 4Shared e armazenou dezenas (talvez centenas) de aulas em MPEG de média resolução, cujo download era plausível mesmo para quem tinha conexão de internet de baixa velocidade (128Kbps). Lá fui eu e mandei ver: baixei todas as aulas e organizei no PC; depois foi só montar um esquema e "devorar" aquelas aulas. Parecia até que eu estava no cursinho preparatório e ainda tinha um plus: eu podia ver e rever quantas vezes fosse necessário, porém o ônus de não ter o recurso de tirar dúvida... Por essas e outras é que eu complementava o estudo com discussões nos diferentes ambientes virtuais (Orkut/PCI/Correioweb).

Foi-se o tempo que eu tinha esse material e pude compartilhar com muita gente, apesar de muita gente me contestar alegando que isso era ilegal. Faça-se a ressalva de que nunca obtive qualquer lucro com a difusão do link do HD virtual, que estava lá na Operadores do Direito e vários outros fóruns para amplo acesso. A única coisa que lucrei foram agradecimentos por compartilhar informação.

Saindo um pouco dessa paranoia legalista, criei essa publicação exatamente para divulgar uma importante ferramenta para quem faz estudo do Direito, seja para se preparar para o Exame da Ordem, seja para Concurso Públicos.

Ressalte-se a importância da informação de domínio público, disponível a todos que queiram e possam acessar o Youtube, dentre outros diretórios de vídeos. "O mundo é feito de oportunidades" e triste é aquele que não tem acesso à informação... Já ao que tem acesso, não tem perdão! Deve ser nivelado por cima e cobrado com rigor. Portanto, concurseiros, adiante na tarefa e boa sorte.

Abaixo um vídeo como exemplo do canal Saber Direito - Youtube.

 

PRFoxxx

2 comentários:

  1. Pois é...Compartilhava dos mesmo problemas...
    Sem recurso para nada... Estudei até pelas video aulas da LFG de 2009 da PF... Porém, com muito custo, achei o site agoraeupasso e vi que era de otima qualidade e com preços baixissimos em relação aos outros... Fora,realmente o Youtube, que é fantastico. E é incrivel quanto material tem lá. Quanta video aula gratis dos mais diversos assuntos.

    Esperto de quem se prepara com qualidade e baixo custo, e consegue aproveitar todos seus recursos...
    parabens pelo post.

    ResponderExcluir
  2. Moro no interior do RS e não tem um cursinho acessível. A LFG não tem como pagar, meu salário é sofrido. Mas graças a internet, estou estudando no concurseiro10.com.br de forma on line. Fora isso tem diversas pessoas que compartilham materiais. Até pensei que eu estaria atrás da concorrência, mas pelo exemplo de vocês vou persistir mais ainda.

    ResponderExcluir