sábado, 10 de agosto de 2013

Microconto #4

Conversa #1 entre um Guarda Tático e um Caminhoneiro

Guarda Tático: bom dia, senhor. Foi verificado um excesso de peso de 3 Toneladas e o senhor deverá realizar o transbordo.
Caminhoneiro: mas seu guarda, não dá para "aliviar" não?
Guarda Tático: claro, o senhor pode e deve aliviar o peso excedente e fazer com que seu caminhão não trabalhe sobrecarregado... o caminhoneiro sai cuspindo marimbondo para realizar o transbordo.

Conversa #2 entre um Guarda Tático e um caminhoneiro (mais um passageiro insolente)

Guarda Tático: boa tarde senhor. O seu veículo tem capacidade para transportar somente 2 passageiros, mas foi verificado que transita com 3 ocupantes e o senhor terá que realizar o transbordo.
Caminhoneiro: tudo bem, vou providenciar um taxi.
Passageiro insolente: não como resolver isso de "outra maneira"?
Guarda Tático: sim, o passageiro excedente poderá seguir no transporte coletivo ou ainda em outro veículo que não esteja com excesso de lotação, o que for mais conveniente para os senhores. Aproveitando o gancho enquanto lavro as autuações por lotação excedente e falta de cinto de segurança, saiba o senhor que quaisquer pronunciamentos ambíguos podem ser interpretados como um intento de corrupto e podem fazer evoluir a infração de trânsito para crime... caminhoneiro pega seu passageiro pelo braço e o arrasta para longe do posto. Que fique bem longe da PRF esses corruptos asquerosos!

Conversa #3 entre um Guarda Tático e um condutor de motocicleta que há 2 anos circula sem CNH

Guarda Tático: bom dia senhor, por gentileza o CRLV e a CNH.
Motociclista: CNH?
Guarda Tático: sim, Carteira Nacional de Habilitação.
Motociclista: tenho não senhor; eu moro na fazenda (???)
Guarda Tático: por que o senhor não fez sua CNH ainda, já que tem a motocicleta há 2 anos?
Motociclista: é que eu não tenho leitura (analfabeto).
Guarda Tático: motocicleta apreendida e início de uma inquietação que tem sido frequente: ser um legalista ou ter dó? Dó eu tenho de quem se acidenta, portanto, ser legalista está na ordem do dia; prevaricar não é tarefa de Guarda Tático!

PRFoxxx

2 comentários: