terça-feira, 2 de abril de 2013

Placas Curiosas #3

Essa placa de Duplo Sentido de Circulação foi fotografada no município de Lucas do Rio Verde, médio norte do estado de Mato Grosso, numa avenida marginal à rodovia BR 163.
Numa primeira visualização não há nada de anormal, porém o modo em que foi afixada e o local a tornaram impertinente, para não dizer irregular. Considerando que essa placa é geralmente afixada em locais onde uma via de sentido único passa a ter duplo sentido, como o próprio nome diz, sem contar que a orientação das setas é sempre na vertical, tornou-se curiosa para mim e resolvi colocar aqui para, inclusive, mostrar o quão baixo é o nível técnico dos responsáveis pelo trânsito aqui na região. Aproveito e emendo a crítica aos gestores públicos que nomeiam pessoas sem a menor competência tácnica para os cargos de secretaria, nesse caso a de trânsito, gerando uma verdadeira piada quando da aplicabilidade da lei e edição de atos administrativos. Porém essa incongruência técnico-política não se restringe a isso, uma vez que no sentido de educação para o trânsito perpertuam-se erros históricos e consolida-se a ignorância cultural em amplo aspecto.
Prova disso é um exemplo clássico aqui na rodovia, quando fazemos uma abordagem com configuração de uma infração relativa a sistema de iluminação em desacordo (luzes azuis) e somos contestados da seguinte forma: "mas seu guarda, o carro passou na vistoria, além de já ter sido parado pela PM e nunca foi considerado errado". Pois bem, uma deficiência nos agentes fiscalizadores de outra instância fora da nossa alçada faz com que se conflite com os atos ora praticados por essa força policial, que segue o código de trânsito rente à legalidade, mas que não se isenta de fazer o correto em detrimento de deficiência alheia. Tome multa, independente de já ter "passado" antes pela PM ou vistoriadores (que no geral não são capacitados).


2 comentários:

  1. Essa eu conheço...rsrssrssr. Quando morava em Lucas passei por ela e nem dei moral, fazia caminhada na perimetral....rsrrsrs

    Realmente a capacitação de alguns servidores inexiste. A vistoria resume-se apenas a fazer o decalque e pronto.

    Abraços e fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Nem ia comentar neste tópico mas não resiti quando vi a foto da placa....rs.
    E tb nem vou comentar sobre o relato do usuário sobre a "fiscalização" que ele "passou"...rs
    Abraço Foxxx

    ResponderExcluir