sábado, 16 de março de 2013

(As)segure o choro

Assegure o seu choro por toda sua existência quando cometer um ato de insanidade que levará a vida de quem você mais ama.

Explicando: a foto a seguir mostra os 2 veículos envolvidos num acidente do tipo Colisão Frontal ocorrido há algum tempo, cujas fotos visualizei aqui hoje dando uma olhada nuns arquivos de acidentes. O acidente em questão foi resultado de uma ultrapassagem mal sucedida pelo Vw/Gol em que viajava, além do condutor, sua esposa. Um segundo veículo atingido foi o Fiat/Pálio com apenas um ocupante.
A dinâmica do acidente em si não convém detalhar aqui; o mote da publicação é o evento causa x consequência cruel e certeiro da vida.
Estava eu trabalhando na minha unidade operacional, já bem próximo do horário de deixar o plantão, quando percebi a chegada de 3 pessoas num veículo que ostentava adesivos de uma "funerária". O primeiro deles, que foi quem se identificou como interlocutor daquela família (ou pelo menos o RESTO que ali se fazia presente) era um representante da funerária que prestara os serviços de remoção do corpo da esposa/mãe daqueles 2 outros homens que ali estavam. O primeiro deles, semblante de não sei explicar o que, era o condutor do veículo e esposo da vítima fatal do acidente do dia anterior. O segundo, um jovem ainda com mochila escolar nas costas, já com olhos marejados de um choro que foi contido imediatamente ao chegar àquela unidade policial. Sem pronunciarem uma palavra sequer, acompanharam o agente da funerária até o veículo de sua propriedade que estava recolhido no pátio desse Posto PRF, que recebe veículos oriundos não só de apreensões, mas também acidentes.
Já diante do veículo, seu condutor não visualizava somente um monte de ferro retorcido, mas também o receptáculo que transportou sua esposa para a morte (ou será a vida em outro plano?). Debruçou-se sobre o veículo olhando para seu interior, como se a imagem de uma parte da sua vida tivesse se desintegrado ali. Chorou copiosamente, daqueles choros de soluçar. O filho só observou, talvez por ter força, talvez por sentir-se impotente de mudar o passado.

Segure o choro, policial! Foi a única ideia que veio à minha cabeça; foi exatamente o que eu executei. Não é fácil estar diante de uma situação dessas e ser indiferente ao mesmo tempo que é preciso que alguém saiba se portar (e suportar) a dura realidade. Eu não sou/era familiar, não tinha a obrigação de me emocionar (talvez seja por isso mais fácil conter o choro, inclusive), mas dentro desse uniforme tem um ser humano qualquer, que tem emoções, que tem sangue correndo nas veias, ao contrário do que muitos pensam. Não me senti frio por aquilo, porém não posso dizer que eu estava confortável ao ver a cena daquele pedaço de família sofrendo. Sofrendo o condutor, talvez, pelo peso da consciência de ter gerado essa história que acabo de narrar, que foi fruto única e exclusivamente de sua CONDUTA, uma ultrapassagem do tipo "acho que dá" num local sem perspectiva plena, com faixa dupla contínua, período noturno, mas que não cabe à mim julgar, que resultou numa colisão frontal que, por obra divina, não foi uma tragédia maior, já que no outro veículo viajava um senhor de meia idade recém saído de processo cirúrgico no tronco e que NÃO UTILIZAVA CINTO DE SEGURANÇA, vindo a ser projetado contra o volante e parabrisa, milagrosamente atendido à unidade médica apresentando somente lesões leves.

Mais uma história de rodovia que trago com a finalidade de mostrar que se os "acidentes acontecem", é porque eles tem causa e essa causa deriva em grande parte das vezes de erros de conduta, de desobediência aos princípios de direção defensiva, em desobediência às regras de trânsito, que muito embora muitos condutores desconsiderem, são resultado de estudo por parte das autoridades e profissionais competentes, ainda que apresentem falhas. A sinalização não existe por acaso, os princípios da direção defensiva devem ser aplicados concomitantemente, pois a desobediência a um deles isoladamente por si só pode causar acidente. Fora isso, tudo vira história, vira números, vira saudade.


PRFoxxx

Um comentário:

  1. Amigo PRFxxx,

    Sei literalmente o que a imprudência de alguns pode fazer. Em meados de 2010, o veículo de minha tia, com as duas filhas pequenas e a babá colidiu frontalmente com um outro veículo que fazia uma ultrapassagem mais do que proibida(faixa contínua, aclive e a noite). No outro veículo, 4 pessoas, dentre elas a mãe e a esposa do condutor que morreram no local. no veículo de minha Tia, minha prima de 10 anos que vinha com ela, não tem a menor chance. Também morreu no local do "acidente". Essa prematura morte foi como um rolo compressor em nossa família. Depois disso, nada teve mais sentido. Especialmente para minha Tia que carrega essa culpa(ainda que elas tenham sido vítimas). Sempre quele SE pairará na cabeça. E Se isso? e se aquilo?. Enfim...

    Depois desse episódio, minha vontade em ingressar na PRF só aumentou cada vez mais. Não por vingança ou qualquer tipo de revanchismo. Mas, especialmente, para tentar, com meu trabalho, evitar que tragédias como essa que sofremos, não aflijam outras tantas famílias.

    Rogo a Deus que se esse meu desejo for da vontade Dele e conforme meu merecimento, eu consiga ser útil neste sentido.

    Abraços Fraternais,

    Davi Durães
    @SagaFederal

    ResponderExcluir