quinta-feira, 14 de março de 2013

Flagras de Março #1

Indo para o serviço, ainda dentro do ônibus, tive o prazer de ver a cena de uma viatura PRF realizando a fiscalização de estacionamento irregular sobre a pista de rolamento.
O fato se deu no perímetro urbano de Sorriso, norte do estado do Mato Grosso, conhecida como "Capital do Agronegócio", onde circula um número colossal de caminhões que realizam o escoamento da safra de grãos, algodão e produtos florestais.
Nas proximidades de um grande posto de combustíveis, que inclusive tem um enorme estacionamentopara veículos de grande porte com gratuidade para quem realiza abastecimento ou consome seus produtos, vários caminhoneiros se acham no direito (hoje o mundo é dos "direitos", ninguém tem "deveres") de estacionar seus veículos de quase 20 metros de comprimento sobre o leito da rodovia. Acontece ainda que há vias marginais, que aliviam o fluxo na pista de rolamento da BR 163, mas cuja autoridade com circunscrição sobre ela proibiu o estacionamento desses veículos. Alegam então os motoristas que não lhes resta alternativa e acabam cometendo as infrações de trânsito. Isso "cola"? Obviamente que não, pois não trabalhamos com um talão de "bom senso", como os infratores gostariam, mas sim um bloco de Autos de Infração de Trânsito, que é um documento que expressa a redução a termo de um Ato Administrativo Vinculado. Para quem não conhece, isso a grosso modo significa: Infração constatada é auto gerado, sem caber juízo de valor do agente que averigua a infração.
É nessa hora que o caminhoneiro dá seu "xilique": ô autoridade, tenha bom senso. Como nos pedir bom senso se em ambos os lados da rodovia há estacionamentos GRATUITOS para que eles possam deixar seus veículos e realizar quaisquer demandas que tenham?
Isso é mais do que Tolerância Zero, é a lei ser cumprida para que seus efeitos estejam a contento quando o legislador a fez pensando no bem coletivo.
Pela segurança viária: Caneta na Caveira. PRF Brasil!


Um comentário:

  1. hauhauhu Adorei o "CANETA NA CAVEIRA!"
    Não tem choro nem vela. O pau que dá em Chico dá em Francisco.

    Sds.

    @SagaFederal

    ResponderExcluir