segunda-feira, 25 de março de 2013

Apenas uma viatura #PRF

Dentro da viatura vejo uma viatura da PRF...

(...) mas um dia já a vi de fora, quando estava parado em frente a um conhecido "cursinho" numa cidade satélite de Brasília/DF, enquanto eu era apenas um concurseiro. Não era o meu cursinho, era o da minha namorada na época, que foi quem me ouviu dizer: "um dia ainda estarei numa dessas, eu vejo isso acontecer na minha vida". Essa frase surgiu bem na ocasião em que uma viatura GM/Blazer caracterizada da PRF se aproximava com 2 policiais a procura de um lugar para lanchar no meio da noite.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, policiais também sentem fome, tem necessidades fisiológicas; e para isso eles precisam recorrer aos meios e locais disponíveis para tal, podendo e devendo inclusive adentrar às cidades para fazê-lo, já que nos longos trechos de rodovia nem sempre encontram-se disponíveis esses recursos, principalmente em locais mais remotos Brasil afora.
Mas voltando ao assunto, quando vi aquela Blazer com os adesivos da PRF, linda por sinal (e só, pois hoje sei que ela não presta para o serviço policial), meus olhos chegaram a brilhar e só quem já sonhou um dia em ser da gloriosa saberá o que estou falando. A frase destacada acima só foi um extravasamento daquela ânsia contida dentro do peito de um sonhador.
Dando um pulinho no tempo e indo para o estado do Paraná, onde participei de uma operação durante 4 meses, lembro-me de um fato curioso que vivenciei no 1º mês, quando trabalhei na Unidade Operacional de Cascavel, diga-se de passagem, uma preciosa e inesquecível experiência, tanto pelas ocorrências, quanto pelo aprendizado com os ótimos colegas de plantões intermináveis, seja atendendo inúmeros acidentes, seja combatendo em ocorrências policiais diversas. Sim, mas indo direto ao ponto, a história começou quando 2 dos colegas do plantão precisaram ir até o centro da cidade buscar 2 motocicletas (Harley Davidson 1600cc e Kawasaki 1000cc - absurdamente fantásticas) que estavam na manutenção. Como estávamos com a Blazer, obviamente alguém ia ter que voltar dirigindo, enquanto eles conduziam as motocicletas e o "felizardo" seria eu. Não que fosse novidade eu dirigir uma viatura, pois isso ocorria desde o primeiro plantão, considerando qua saímos "capacitados" do curso de formação para fazê-lo e, diferentemente de outras instituições, não tem um motorista fixo/exclusivo ad eternum nas equipes; mas nesse caso o que acabou acontecendo foi uma espécie de "comitiva", em que seguiam os 2 motociclistas na frente abrindo caminho e eu vindo com a jangada, digo, Blazer atrás. Saímos da cidade e começou a passar um filme pela cabeça. Ora, eu já estava há alguns meses na PRF e ainda não tinha me dado conta de que aquele sonho que contei no início da publicação tinha virado uma realidade.
Não sei se conseguem ver o paralelismo, mas escrevendo isso aqui agora eu revejo a situação e não deixo de me emocionar. Foi exatamente isso que aconteceu ontem voltando do plantão, quando levávamos uma viatura para entregar à equipe de outra unidade operacional que divide o trecho com a unidade em que trabalho. De repente olhei pelo retrovisor e vi a nossa maravilhosa Nissan/Frontier caracterizada, com "cara" de viatura policial, apesar de não ser mais do que um carro comum "adaptado" para o serviço policial (uma coisa absurda, inconcebível) e resolvi tirar essa foto abaixo, meio que como se um registro da história fosse e está eternizada, agora publicada para que eu possa compartilhar como todos vocês, fiéis leitores, a satisfação que tenho em fazer parte dessa maravilhosa polícia que, apesar dos pesares (e são muitos), era meu sonho e agora é minha realidade, mesmo ainda estando todos os dias nos meus sonhos a ideia de que ela poderá e será melhor do que já é.



PRFoxxx

5 comentários:

  1. Impossível não se emocionar, ótimo texto!

    ResponderExcluir
  2. Eu passei por uma experiência bem parecida... Encontrei 2 PRF´s num restaurante em um posto na BR324. Sim, eles sentem fome e almoçam de vez em quando. Na ocasião, me dirigi a um deles e falei: Em breve seremos colegas (sem nenhum medo de pagar mico). O Policial sorriu e disse: "A PRF quem gente com essa sua vontade de ser policial(acho que ele percebeu minha emoção). Estamos de braços abertos para quem quer somar. Sou instrutor da Academia. Quem sabe não será meu aluno??" Nesse momento o coração bateu mais forte! Foi de arrepiar! Fiquei com essa experiência martelando na cabeça até hoje.

    Sim, registre-se aqui meu momento na história. Quem sabe em pouco tempo não postarei minha foto do retrovisor? Estou numa saga muito difícil para que esse sonho se realize.

    Vamos que vamos,

    Obrigado mais uma vez ao amigo @PRFoxxx

    Abraços,

    @SagaFederal

    ResponderExcluir
  3. Acho difícil alguém que realmente sonha com a gloriosa não ter se emocionado com o texto.

    Já que estamos registrando os fatos ocorridos em nossas histórias, vou relatar minha experiência com a PRF:
    Fiz cursinho em Cuiabá em 2009 para a PRF e o professor de Legislação de Trânsito era o PRF Melo, que na época era lotado na Superintêndencia no setor jurídico. Acredito que esteja lá ainda. Minha família mora em Nova Mutum e tem uma pequena lanchonete, onde corriqueiramente os PRFs do Posto Gil jantão. Só que em um final de semana que estava visitando meus pais, esse meu Professor PRF Melo parou para jantar e estava procurando um hotel. Como os hotéis estavam lotados e já era um pouco tarde, depois dele jantar, ofereci uma vaga no quarto que eu estava. Nessas alturas já tinha feito milhares de perguntas, e claro com fui se aluno, ele sabia do meu estusiasmo.
    Então ele me disse: "para agradecer sua gentileza você aceita uma carona na VTR da PRF"? Era uma Meriva adaptada, ele fez questão mostrar todos os detalhes do carro. Aquela noite eu quase não dormi de alegria...... Foi uma sensação maravilhosa. Acredito que seja esse sentimento que o PRFoxxx quis nos passar no texto.

    Um grande abraço e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  4. Fantástico! Me emocionei...
    Parabéns pelos textos, PRFoxxx. Você consegue colocar vida nas suas palavras.

    ResponderExcluir