sábado, 9 de março de 2013

Interdição de Rodovia

Sorriso, 07 de Março de 2013. Não foi a primeira e nem será a última interdição pela qual passarei, mas resolvi fazer essa publicação para despertar no leitor uma crítica sobre a problemática das rodovias federais do nosso país.

Estamos num dos principais eixos de escoamento da produção agrícola do país; uma rodovia que praticamente cruza o país, vem desde o Rio Grande do Sul e vai até o Pará, mais precisamente a cidade-polo de Santarém. Pontuando o Mato Grosso, a rodovia atualmente tem fluxo do norte para o sul do estado, indo do município de Guarantá do Norte (Serra do Cachimbo, lá onde caiu o avião da Gol) até Itiquira, divisa com o Mato Grosso do Sul. Nesse trajeto, recebe a sobreposição da BR 364 (de Diamantino até Rondonópolis), mas mais do que isso, recebe toda uma carga de centenas, milhares de caminhões transportando o que o Mato Grosso tem a oferecer para o Brasil e o mundo: Soja, Algodão, Milho e Madeira. Saem daqui até Santos e Paranaguá, além de abastecer o mercado nacional, principalmente as regiões sudeste e sul (o mesmo sul que já teve sua madeira esgotada pelos "superiores" descendentes de europeus, os mesmos ainda que esgotaram o solo e praticamente inviabilizaram a agricultura sustentável naquela região, mas que agora ocupam o norte com o pretexto de abrir fronteiras agrícolas para "sustentar o país", como eles dizem).

Um adendo: esse eixo da BR 163 só tem o fluxo apontado para o sul/sudeste porque a rodovia NÃO EXISTE dentro do estado do Pará, incrivelmente, em pleno século XXI a BR 163 ainda é uma ESTRADA (não pavimentada) federal em grande parte de sua extensão nesse estado. Obviamente que se fosse pavimentada, a produção com fim exportação do médio norte e norte do MT seria mais facilmente escoada para o porto de Santarém, reduzindo custos significativos de frete e gerando aumento de competitividade da produção agrícola das citadas regiões, que já é vantajosa em relação a outros polos de commodities (sul de MT, GO, MS, etc). Aí vem a 1ª pergunta: com que interesse (ou desinteresse) a BR 163 ainda não foi pavimentada dentro do PA?

Para emendar o assunto, uma segunda pergunta: em sendo essa rodovia um ponto estratégico para os produtores rurais e (infelizmente) os madeireiros, porque tem subestimada sua importância perante o governo federal? Sinal disso é a interdição da rodovia ocorrida no último dia 07 nos municípios de Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Sorriso; sendo que neste último o movimento "BR 163 - Parada Pela Vida" tomou corpo e teve até repercussão na imprensa nacional.

Apesar de o nome ser "parada pela vida", o movimento (capitaneado por associações empresariais) teve fins puramente político-financeiros. Utilizaram estatísticas catastróficas de acidentes, metralharam a imprensa com números de mortes em acidentes que acontecem no nosso trecho para justificar a mobilização. A seguir, farei uma breve explanação para que possam entender o que é preocupação com a vida e o que é ganância.

2009 Em 2009 a rodovia BR 163 no norte do estado era apenas um resquício de pavimentação mal feita (como todas as vias brasileiras) que teve um início de reforma.
Lamentavalmente no final do ano de 2010 não havia sequer um trecho concluído a contento (cada trecho de aproximadamente 100 Km era feito por empreiteiras diferentes = tramóia).
2011 considerávamos que havia uma "conclusão", mesmo tendo trechos que ainda hoje permanecem sequer sem sinalização horizontal (perímetro urbano de Sorriso, por exemplo). Neste ano observamos o aumento assustador no número de acidentes. Ora, quando não havia uma pavimentação decente, reclamavam que a principal causa de acidentes era a má condição da rodovia; agora quando asfaltada, culpariam a boa condição do pavimento ser favorável a alta velocidade e, por conseguinte, acidentes? Não há um meio termo para uma região onde os condutores deveriam ser de carroça ou charrete, tamanha ignorância que apresentam.
2012 aumento em Progressão Aritimética no número de acidentes (e na gravidade deles) e mortes; aumento do fluxo de caminhões (predominantemente Bitrens de 7 e 9 eixos) para atendimento da demanda no escoamento da produção, redução de efetivo da PRF em função de uma série de erros primários da administração superior, aumento na cobrança por medidas preventivas e repressivas por parte do nobres guerreiros da pista, mas sem impacto significativo.
2013 caos no trânsito somado à degradação total do pavimento (inclusive em função do excesso de peso dos "monstros" de 74 toneladas de PBT - Peso bruto Total), aumento em Progressão Geométrica no número de acidentes. Efetivo residual PRF resultado de uma sequência de erros da administração, nem sempre suficiente para compor uma equipe de ronda para fiscalização ou atendimento de acidentes.

Nesse intervalo de tempo a frota de automóveis e motocicletas aumentou, a de caminhões cresceu, mas ainda assim é insuficiente para atendimento da demanda, ao passo que o plantel de fiscais é inversamente proporcional. Sem agentes atuando de forma pesada na fiscalização, crescem a transgressão às regras de trânsito, bem como a criminalidade (essa merece uma publicação à parte).

A mentira - Em sendo assim, já que o movimento Parada Pela Vida diz-se motivado pela preservação da vida, como os farsantes líderes proferiram nas entrevistas (pois eles só estavam em busca de holofotes políticos), por que eles não se moveram anteriormente, quando em 2012 por exemplo, houve um salto gigantesco no número de acidentes no trecho da BR 163 em questão? Por que eles não investiram essa fortuna (que gastaram em banners, camisas, adesivos veiculares, gruas, palanques e etc) em uma campanha maciça de educação para o trânsito aqui na região onde ninguém sequer tem CNH, usa cinto de segurança e faz demais atrocidades no trânsito? Por que não usaram esse "ânimo" político para pressionar os governos municipal/estadual/federal para implementar uma fiscalização criteriosa e rigorosa tanto no trânsito urbano como na rodovia?
Que a verdade seja dita, doa a quem doer, esse showzinho que durou 4 horas e mobilizou efetivo da Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros Militar, Imprensa e uma infinidade de entidades, teve única e exclusiva motivação: fazer alarde para o aumento do valor do frete, que está sendo repassado para os produtores pelos transportadores (que já sofrem com mais um aumento de 4% do valor do óleo diesel).
Enquanto vidas estavam escoando pelo ralo, predominantemente os mais pobres, que andam de motocicleta (sem CNH, com licenciamento vencido, lâmpadas queimadas e etc), ninguém saiu do seu gabinete com ar condicionado. Enquanto a PRF enviava um ou dois agentes para fazer um atendimento de acidente com interdição de rodovia que chegava a durar 7 horas, não tinha sequer um recebe por saca de Soja, resolvem se mover e fazer drama para a TV. Esse R$ 1,00 a menos, no montante, faz com que ele demore 1 mês a mais na expectativa que ele tinha de trocar sua Toyota Hilux SRV 4x4 ano 2012 por uma 2013/14. Produtor rural/madeireiro é o tipo de gente que mata e morre quando tem sequer uma ameaça ao seu poderio econômico e foi por isso e somente por isso é que depois da desobstrução do show na rodovia que enfrentamos um colapso no fluxo.
Ao ser feita a liberação da pista em ambos os sentidos, presenciamos um show de horrores: veículos de passeio realizando ultrapassagens forçadas para vencer os "comboios" de bitrens; bem como os caminhões vazios ultrapassando os carregados e daí por diante; um absurdo que durou aproximadamente 1 hora. Absurdo esse que não pode ser atribuído somente à obstrução da rodovia, mas principalmente é fruto de uma postura imediatista e ignorante do condutor de veículo, que não têm o mínimo de apreço pela sua vida, quem dirá a alheia.
Um estresse só, isso que nem entra na conta os telefones do Posto PRF tocando incessantemente o dia todo; o atendimento de acidente do tipo incêndio que houve na fila de veículos (engarrafamento) e as diversas ocorrências conexas ao "evento".

Para concluir, como a gente costuma dizer: nada é tão ruim que não possa piorar: poderia ter sido uma obstrução de rodovia causada por índios (os de verdade, não esses do sul de quem falei nesse longo texto). Essa fica para outro dia. Já me alonguei demais (mais uma vez), mas é que fica difícil narrar/descrever cada situação que a gente passa no dia a dia.

#CadaPlantãoÉUmaHistória

Link reportagem - Parada pela vida: Clique aqui

Link reportagem - Incêndio da Kombi: Clique aqui

Foto: Rádio Sorriso

PRFoxxx

2 comentários:

  1. Nossa... não sei nem o que dizer...
    Só de imaginar quantas vidas são trocadas pelo interesse $$ desse povo já fico transtornado.

    Sds,

    @SagaFederal

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  2. Até a Kombi cometendo imprudências..... Agora queria saber como ela andou sozinha depois de tanto tempo parada??

    Em relação ao assunto do texto, e a pergunta: a quem interessa a rodovia pavimentada? Acredito que exista um grande lobby pelas montadoras de caminhões e a grandes marcas de pneus. Fora isso um outro dado que pode coroborar em tudo que você colocou é que se formos contabilizar o número de eleitores do MT comparado a qualquer outra região do sul e sudeste. Somos insignificantes, se minha memória não falhou, representamos menos de 4% do eleitorado nacional. Imagina o interesse dos políticos pela nossa região. Em todos os sentidos.

    Abração e fique com Deus

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